A importância da motivação no trabalho

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é comum que as pessoas se sintam estressadas e cansadas no seu ambiente de trabalho. Isso, muitas vezes, afeta a motivação e, consequentemente, o desempenho dos funcionários. Além do cansaço, outros fatores também podem influenciar na perda de motivação, como a falta de afinidade ou prazer na atividade que realizam e uma relação ruim com chefes ou colegas de trabalho.

A rotina do dia a dia também pode ser uma das vilãs nesses casos, porque faz com que as tarefas se tornem repetitivas e pouco atrativas e a falta de um objetivo claro acaba desmotivando os trabalhadores.

Porém, a motivação é fundamental para a realização profissional e pode, inclusive, melhorar outros aspectos da vida do trabalhador, uma vez que a satisfação dentro do ambiente de trabalho é parte importante da realização pessoal.

Para as empresas, a motivação dos seus funcionários também é extremamente benéfica. Diversos estudos associam a melhora no desempenho e na qualidade dos empreendimentos a programas e projetos que visam aumentar a motivação dos seus integrantes. Uma vez que os funcionários são, em grande parte, responsáveis pelo êxito ou fracasso de um empreendimento, os manter motivados é uma das principais ferramentas para o sucesso.

Um profissional motivado contribui de maneira muito positiva para seu local de trabalho porque, além de cumprir com suas obrigações da melhor maneira possível, busca sempre se aperfeiçoar e ajudar no desenvolvimento da empresa. Essa atitude colabora para a melhoria não só do seu próprio trabalho, como contagia e estimula os colegas, criando um ambiente agradável.

Trabalhar a motivação, porém, é uma tarefa constante que deve ser realizada com atenção e comprometimento. Apesar de ser um sentimento que parte do próprio funcionário, a empresa também tem um papel importante, criando meios para incentivá-lo. Criar um sistema de metas e bonificações, por exemplo, faz com que os trabalhadores estejam focados em um objetivo, o que desperta neles um desejo de melhorar o seu desempenho para atingi-lo.

Estar atento às sugestões e projetos de um funcionário também faz com que ele se sinta motivado, porque demonstra que sua participação é relevante e importante. Isso pode, inclusive, ajudar no crescimento e melhoria dos negócios por meio de novas ideias e pontos de vista.

Contribuir para o desenvolvimento da empresa também cria uma relação mais próxima do trabalhador com ela, fazendo com que ele se sinta integrado. Dessa maneira, ele deixa de ser apenas um prestador de serviço e passa a ser parte dela. Assim, existe também uma fidelização desse funcionário, criando um senso de pertencimento. Isso gera uma identidade do trabalhador com a empresa, que faz com que ele acredite no serviço que presta e esteja satisfeito com o que realiza.

Essa atitude também influencia diretamente no atendimento e tratamento aos clientes. Quando se acredita e confia no trabalho que faz, o trabalhador passa segurança e confiança de um trabalho bem executado e eficiente, o que é fundamental para que o consumidor entenda aquela empresa como confiável e deseje fazer negócio com ela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *