Afinal, qual é o perfil do empreendedor de sucesso?

O empreendedorismo se transformou em uma febre e vem conquistando o interesse de muita gente. Porém, empreender não é uma tarefa fácil! Muitos olham apenas o glamour dessa vida, mas há desafios e obstáculos a serem superados até atingir o sucesso desejado.

Ninguém nasce sabendo sobre a arte de empreender, é algo que precisa e pode ser desenvolvido ao longo do tempo. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o perfil do empreendedor e suas características. Confira!

O perfil do empreendedor

A grande verdade é que os empreendedores não são iguais, cada um tem seu estilo de liderança e a sua maneira de encarar os desafios em sua respectiva jornada.

Junto a isso, pode-se dizer que por mais que o empreendedor seja bem-sucedido, ele nunca será completo. Afinal, todos têm pontos positivos e negativos que somados a uma série de características pessoais e conhecimentos que foram adquiridos, podem levá-lo ao caminho do sucesso.

Por exemplo, alguns empreendedores são mais criativos, outros têm o lado vendedor mais aflorado e outros têm um conhecimento maior em gestão de pessoas, etc. O grande desafio é equilibrar todos esses pontos para formar o seu perfil ou estilo de empreender!

Características de um empreendedor

Conforme falamos, empreender é algo que deve ser desenvolvido e cada pessoa tem a tarefa de construir a sua maneira de empreender.

Porém, há algumas características que são indispensáveis e cruciais na formação de qualquer empreendedor. Vamos citar algumas delas:

Ser produtivo e eficiente

Empreender é uma atividade muito dinâmica, por isso gerenciar bem o tempo — que é curto — é importante para qualquer empreendedor.

Mais do que isso, aproveitar toda a sua capacidade de produzir e executar com foco as atividades que realmente são importantes e que vão trazer um maior retorno é um grande diferencial.

Por isso, empreendedores que são produtivos e eficientes saem na frente de todos os outros.

Gerenciar pessoas

O empreendedor não deve centralizar todas as atividades nele mesmo. Afinal, ninguém consegue levar uma empresa sozinho nas costas, não é mesmo?

Por isso, é importante que ele saiba liderar e praticar uma gestão eficiente da sua equipe, inspirando e sabendo delegar tarefas para que ela tenha confiança em sua liderança e contribua para o crescimento, cada vez mais acelerado, da empresa!

Além de gerenciar o time, o empreendedor também deverá saber formá-lo, ou seja, recrutar as pessoas certas para o negócio.

Saber planejar

Muitos empreendedores acham que empreender é partir para ação o quanto antes. Mas isso não é verdade. Apesar de o empreendedor normalmente ser lembrado pelas atitudes “mão na massa”, é preciso fazer um bom planejamento antes de agir para minimizar os seus riscos.

Por isso, é indicado que em primeiro lugar seja feita uma pesquisa de mercado. Afinal, é preciso conhecê-lo para saber quais são seus desafios, seu potencial de crescimento e quem são seus concorrentes.

Com essa pesquisa em mãos, entenda quais são suas demandas para propor algo diferente e inovador. A partir desse momento, o próximo passo é elaborar um planejamento que seja condizente com os objetivos do negócio — lembre-se de ter como base ações e metas para cada objetivo estratégico definido.

Não ter medo de arriscar

Essa característica é óbvia, mas merece um destaque especial. Afinal, empreender demanda sair da zona de conforto e se entregar totalmente àquele sonho que está sendo construído!

Por isso, é importante que o empreendedor não tenha medo de arriscar, sabendo que um passo acertado agora pode render um avanço enorme em seus objetivos no futuro. Mas tenha certeza: muitos passos errados vão ser dados nesse meio tempo. Isso faz parte do aprendizado em busca do perfil do empreendedor de sucesso!

Fonte: dvien.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *